Mau desempenho sexual 

 

Thorpy M.J., (2012) (4) publicou um estudo sobre a classificação Internacional dos Distúrbios do Sono.

Ele cita que há uma classificação de transtornos sexuais relacionados ao sono e comportamentos sexuais anormais.  Muitos dos distúrbios ocorrem fora do sono e estão relacionados com as parasomnias, particularmente, despertares confusional. Entretanto, outro comportamento sexual relacionado ao sono está associado com transtornos convulsivos ou outros distúrbios do sono, como a síndrome de Kleine-Levin, a insônia ou a síndrome das pernas inquietas.

Alguns comportamentos sexuais anormais ocorrem na narcolepsia, distúrbios dissociativos relacionados ao sono e distúrbios dissociativos relacionados ao sono e distúrbios psicóticos noturnos. As ereções dolorosas relacionadas ao sono, bem descritas na literatura, e a exacerbação do sono da síndrome de excitação sexual persistente, que é uma condição rara com causas muito diversas, são outros 2 comportamentos sexuais raros.

Em 2016, Charandabi et al(5) realizaram um estudo com o sono objetivo de determinar o estado de distúrbios do sono e disfunção sexual em homens com idade entre 45-75 anos em IIam, Irã.

Neste estudo 390 homens foram selecionados por agrupamento aleatorizado; os dados foram coletados usando uma avaliação (0 – 100) de função sexual e os questionamentos de distúrbios do sono.

Como resultado, houve uma relação significativa entre todos os aspectos da função sexual e os problemas comuns relacionados ao sono ( p ≤ 0,001).

Os autores concluem que, de acordo com a alta prevalência de distúrbios do sono em homens, bem como sua associação com disfunção sexual, a adoção de medidas de saúde nesse sentido é necessária.

image