Arritmia cardíaca, apnéia e ronco.

Medicina do Sono é uma área da saúde que estuda as funções do sono, os seus distúrbios e o impacto destes distúrbios na vida dos indivíduos.

Atualmente conhece-se mais de oitenta distúrbios do sono. Segundo a Classificação Internacional de Distúrbios do Sono[1] terceira edição (ICSD 3), podemos dividir os distúrbios nas seguintes categorias:

A) Transtorno de insônia

B) Transtornos respiratórios do sono

C) Transtornos de hipersonolência

D) Transtornos do ritmo circadiano

E) Parassonias e Transtornos do despertar

F) Transtornos de movimento relacionados ao sono

G) Outros transtornos do sono

No Brasil, a Associação Brasileira de Medicina do Sono atua na produção de conteúdo científico, congressos e eventos ao público na área.

 

Arritmia cardíaca, apnéia e ronco.

Em revisão de literatura já citada, Brown R.E. et al. (2012)(3) relatam que a interrupção do sono interfere com as funções restauradoras normais do sono NREM e REM, podendo resultar, dentre outros distúrbios, em interrupção da respiração e da função cardiovascular.

Como citado anteriormente, Thorpy M.J., (2012) (4) publicou um estudo sobre a Classificação Internacional dos Distúrbios do Sono. Nesta classificação, a apnéia está incluída dentre os transtornos respiratórios relacionados ao sono.

A apnéia obstrutiva do sono ((AOS) é considerada um dos mais comuns distúrbios do sono. Ela caracteriza-se por episódios recorrentes de colapso parcial ( hipopnéia) ou completo ( apneias) da via aérea superior durante o sono. Isso resulta em hipoxemia intermitente, micro-excitação, fragmentação do sono, sonolência diurna e comprometimento da qualidade de vida.

A proporção de indivíduos afetados com AOS aumenta com o avanço da idade e aumento do índice de massa corporal. Os sintomas mais comuns de apresentação da AOS são sonolência diurna, fadiga, ronco, apnéia testemunhadae dificuldade em mater o sono.

A apnéia também está fortemente associada a uma variedade de desfechos cardiovasculares adversos, incluindo fibrilação atrial e outros.(2) 

baixados.png